SATANÁS PODE FAZER MILAGRES?
Se observarmos a bíblia, notaremos que o diabo não utiliza diretamente a mentira para enganar as pessoas, mas sim o que é pior, a meia verdade. Com isso, ele pode usar a própria palavra de Deus, para que as pessoas que estão buscando uma religião possam acreditar. Assim ele fez na tentação de Cristo no deserto, ele usou as próprias escrituras, obviamente com distorções, para que pudesse tragar Jesus, porém Jesus se defendeu das tentações usando também as escrituras, mas conforme a vontade de Deus, Lucas 4:1-1.A Bíblia diz que satanás se transfigura como anjo de luz para enganar as pessoas e que os discípulos dele são falsos apóstolos que disfarçam-se de apóstolos de Cristo, transfigurando como ministro da justiça dos quais o fim, será conforme as suas obras (II Coríntios 11:13-15).
Neste estudo podemos confirmar na palavra de Deus que nem todos os que se dizem ser “Cristãos” ou “Evangélicos” são verdadeiramente de Cristo e que o fato de uma igreja fazer “milagres” e possuir dons extraordinários não significa ser uma igreja aprovada por Deus.
Concernente aos milagres que Jesus fazia, não quer dizer que a igreja deve fazer hoje, pois um dos objetivos dos milagres de Jesus era comprovar para os Judeus que tanto pediam sinais (Mat 16:1); (João 4:48) que realmente Deus estava com Cristo e que Cristo era Deus, foi uma forma de mostrar para Israel que Deus habitou entre eles e eles não o reconheceram (João 1:12) sendo assim não terão desculpas perante Deus no dia do julgamento, pois viram sinais e maravilhas feitas por Cristo, até ressurreição houve, e ninguém faz isso hoje.
A bíblia deixa bem claro que os judeus sempre pediram sinais como diz em I Coríntios 1:22 e a aprovação de Cristo por Deus diante dos judeus foram as maravilhas, prodígios e sinais feitas no meio dos judeus, eles presenciaram e sabiam disso (Atos 2:22). Assim também foi feito no dia do pentecoste com a igreja de Deus em Atos 2:1-22. Nesse dia Deus mostrou novamente sua grandeza para os religiosos de Jerusalém através de sinais e dons extraordinários. Ele agora estaria com um novo povo, a igreja de Cristo, esta igreja foi realmente batizada pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo de Deus revestiu, cobriu, batizou toda igreja com o seu poder, e isto foi notório para todos os religiosos de Jerusalém, foram sinais e maravilhas, no entanto a nação de Israel não tem desculpa, pois presenciou o poder de Deus ali. É uma forma de confirmar na presença dos incrédulos judeus que verdadeiramente Deus está com a igreja de Cristo e aconteceu uma única vez daquela forma.
E quais foram os sinais? Um deles foi o dom de falar outros idiomas sem estudá-los, ninguém faz isso hoje! As línguas que dizem que falam nas igrejas pentecostais, não são outros idiomas como aconteceu em Atos 2, são línguas que ninguém conhece, nem mesmo quem fala, muito menos dos anjos, como afirmam que são, e também a bíblia em nenhuma parte diz que alguém falava as línguas dos anjos. Em I Coríntios 13:1 não prova que Paulo falava a língua dos anjos, veja quando ele usa a frase “mesmo que falasse a língua dos anjos”, esta frase não afirma que ele falava, pois a expressão mesmo que confirma essa interpretação. Por sinal quando os anjos de Deus vinham falar com os homens, eles falavam a língua dos homens. A verdade do falar em línguas é que eram outros idiomas, cada um com significado especifico de seu país, não idioma que ninguém entende em lugar algum do mundo.
Também em lugar nenhum da bíblia diz que nos cultos das igrejas de Cristo as pessoas ficam chorando, desmaiando, falando em línguas sem entendimento algum, dando risadas, expulsando demônios, isso não é de Deus, nenhuma das cartas paulinas ensinam este tipo de procedimento nos cultos, procure no novo testamento inteiro como eram os cultos a Deus, tudo com ordem e decência.
Portanto o que podemos afirmar desses tipos de cultos baseados em milagres tais como: cura, falar em línguas e expulsões de demônios, está em Mateus 7:21 -23 que diz:
“21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Note que no dia do juízo esses religiosos chegarão a Cristo, pensando ter feito o correto e Jesus irá repudiá-los.
O ponto importante neste texto é que muitos hoje acham que só porque fazem milagres é de Deus, porém não foi o que aconteceu com esses homens. Muitos falam que o diabo não tem o poder de fazer milagres, esta ideia também contrapõe esse texto. Observe o versículo 22 quando diz que esses homens profetizaram, expulsaram demônios e fizeram muitas maravilhas, e Jesus não aprovou esses feitos. Isto afirma que se Jesus não aprovou, então não foi pelo poder de Deus que fizeram isso, e se não foi pelo poder de Deus, por quem foi dado a esses homens tais poderes? Só pode ter sido dado pelo próprio satanás. Mas alguém pode dizer que satanás não tem poderes de fazer milagres. Então mais uma vez vamos recorrer às escrituras.
No livro de Êxodo 7:11-12 quando Deus manda Moises se apresentar a Faraó através de um milagre tornando a vara de Arão em Serpente, Faraó chamou seus sábios encantadores e magos do Egito e fizeram o mesmo. Quem fez esses milagres? Obviamente que não foi Deus e sim satanás e ainda assim Deus dá um sinal de que seu poder é maior que o de satanás tragando a serpente dos magos. Não foram só estes milagres que esses magos imitaram, mas sim outros como em Êxodo 7:22, a água do Nilo transformada em sangue, mas em pequena escala em Êxodo 8:7 fizeram subir rãs sobre a terra do Egito, até que chegou no milagre dos piolhos em Êxodo 8:18,19 e não conseguiram mais imita-los, mostrando que o poder de Deus prevalece. Isto nos ensina que o diabo sempre tentou imitar o poder de Deus, porém só consegue chegar até ao ponto que Deus permite, pois Ele está no controle de tudo.
Não devemos esquecer também que em Apocalipse 13:13, diz que a besta faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira”, (2 Tessalonicenses 2:9)
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. (Mateus 24:24)
Então fica bem claro que a ideia que satanás não tem poder para fazer milagres como dizem muitos pentecostais, está fora da bíblia, todos esses fatos bíblicos deixam bem esclarecidos o quanto satanás está trabalhando para enganar as nações no uso distorcido da palavra de Deus.
Não se pode negar que Deus tem poderes para curar ou fazer milagres, porém não da forma como está sendo aplicada hoje por religiosos, que usam como base principal em suas pregações a ênfase em promessas de cura física, ignorando que o principal motivo da pregação do evangelho de Cristo é a cura espiritual, isto é, a salvação eterna de todo aquele que crê em Jesus Cristo como único Salvador.
Deus não usa tais sinais hoje como curas e milagres para que possamos crer, a bíblia é bem clara quando diz que os sinais vieram por causa da incredulidade de muitos e mesmo assim ainda diz: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas...” (Mateus 16:4). Este é o maior dos sinais, assim como Jonas esteve três dias e noites dentro de um grande peixe e sobreviveu, esteve Cristo sepultado, porém no terceiro dia venceu a morte, ressuscitando dentre os mortos e com o poder de dar salvação e ressuscitar todos aqueles que chegam a Deus pela fé em seu nome. Esta é a base do evangelho de Cristo, o evangelho que primeiramente o apóstolo Paulo entregou aos Coríntios, como diz: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.
(1 Coríntios 15:3-4).
Nesse aspecto podemos notar a diferença com o outro novo evangelho que primeiramente estão entregando nessas religiões. Um evangelho que não salva o homem da condenação, mas que e confunde as pessoas, um evangelho apenas da promessa do bem material e que não adverte as pessoas a se arrependerem dos pecados cometidos perante Deus e receba Cristo como Salvador. Mas o verdadeiro crente não vive por estes sinais pregados por eles, mas sim pela fé, e se é por fé, não precisamos ver e receber para crer, como diz Hebreus capítulo 11:1.
Hoje com novos tempos, onde as religiões atraem multidões, o diabo tem usado de outras estratégias, a própria religião tem sido seu meio de enganar as pessoas, ele sabe que atacar diretamente o cristianismo verdadeiro como na época da inquisição não resolve mais, porém agora ele faz do próprio cristianismo sua religião, usando certas passagens bíblicas descontextualizas.
Diante disso, muitos líderes estão indo para o inferno achando fazer a vontade de Deus quando não o fazem, pois estão sendo enganados por suas próprias convicções religiosas, mas em desacordo com a palavra de Deus.
Satanás usa esses versículos isolados da bíblia e age da forma mais sagaz possível. Ele percebe que os homens buscam esse tipo de ritual e faz conforme a vontade deles, pois os homens gostam de expulsar demônios, satanás faz, gostam de fazer milagres, satanás faz, ou seja, dança conforme a música e assim esses líderes acabam crendo nessas mentiras achando serem bíblicas e iludindo multidões a crer.
Portanto essa é mais uma das ciladas de satanás, criar a ilusão de que Deus está operando no meio desses falsos ministros, fazendo com que creiam em suas próprias obras e mentiras, pois acham ser “milagre”, mas um dia chegarão na presença de Cristo sem sua aprovação, pois todos esses feitos são considerados iniquidades para Cristo ( Mateus, 7:23.)
Contudo, nem todo aquele que fala que faz milagre, que cura, que profetiza e faz outros sinais em nome de Cristo é de Cristo, pois Cristo mesmo fala em Mateus 7:21, “Nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”, e se observarmos o assunto deste texto de Mateus fala justamente sobre falsos profetas que usam o nome de Cristo para enganar muitos.
“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
1 João 4:1
“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis”
2 Coríntios 11:4
Flavio Henrique Serrano
Igreja Batista Independente em Vila Boa Esperança – Ourinhos –SP
12/02/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário